quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

ATIVIDADES DE 2008



2008.Novo ano, e nova proposta do CC PILAR.
Voltamos às nossas atividades em fevereiro, com a exibição do filme “O Estranho Mundo do Zé do Caixão”, novamente na Casa da juventude.Foi uma sessão que agradou ao público presente, e de onde se iniciaram as discussões sobre a produção do filme INIMIGO.O que, por si, já a torna uma sessão especial pra nós.
Depois disso, tivemos o projeto “Cinema na garagem”, onde os filmes foram exibidos nas garagens dos próprios membros do PILAR.A proposta era dar ao Cineclube um caráter mais informal.O resultado agradou o público, que apreciou o clima descontraído e quase familiar das sessões.
Além disso, foram exibidos filmes que haviam sido adquiridos pelo Pilar depois de suas participações em vários encontros cineclubistas, como a pré-Jornada de Cineclubes, em outubro/2007, Vitória/ES; o Festival de Atibaia, em Janeiro/2008, entre outros.
Ao adquirir esses filmes, o CC PILAR segue firme na divulgação de trabalhos variados de curtas de diversas partes do país, levando para a população filmes que, por não chegarem aos meios tradicionais de exibição, nunca chegariam ao público se não fossem exibidos de outra forma que não o cineclubismo.





O CC Pilar passou o ano de 2008 muito atarefado.Sejam com as sessões, sejam com as produções.Para compensar o ano de 2007, em que as tarefas cineclubistas nos impediram de produzir, o ano de 2008 contou com uma farta realização de filmes como
nunca foi feito antes na história de Mauá.
Somente durante os meses de abril e maio, foram captadas imagens para 3 curtas:
“Vitória”, um documentário sobre as esperanças dos integrantes do MTST, que havia acampado em um terreno desocupado da cidade.Nós fomos lá, e registramos os fatos do local, conversamos com muitas das pessoas ali, e pudemos conferir em primeira mão uma visão desmistificada da impressão que a mídia nos impõe sobre o movimento.Embora o nosso documentário não tenha o foco niilista que se pressupões, foi uma experiência enriquecedora para nós, tanto como realizadores quanto como pessoas.Este filme poderá ser conferido em uma de nossas sessões.Direção de Chris Clown.
“Pra Onde Vai Esse Rio”, interessante documentário com uma linguagem diferente, que mostra a vida ao redor do Rio Tamanduateí, que corta toda a cidade.Direção de Jorge de Barros.
“Epílogo”, o primeiro filme de ficção científica de Mauá.O filme é uma distopia sobre um futuro onde as pessoas vivem com a natureza escassa.Uma senhora conta aos seus netos sobre como era a vida antigamente.O curta contou com Cecília Camargo, poetisa da cidade, como protagonista.

http://lexycineasta.blogspot.com/2008/09/sobre-o-curta-eplogo.html
“Inimigo”.O primeiro média metragem feito pelo grupo, foi uma iniciativa do co-diretor Alexandre Ribeiro, que procurou o CC PILAR para aprender mais sobre cinema.Ao contatar Lexy Soares, ele não apenas aprendeu mais sobre a produção, como teve seu primeiro filme rodado, dirigido em parceria entre os dois.

Esses filmes podem ser conferidos no youtube, nas sessões do CC PILAR, além de estarem disponíveis em dvd para quem quiser compra-los e ter em casa.Entre em contato para saber como adquirir.
E, como não podia deixar de ser, para os anos seguintes já estão em pauta no grupo a realização de muitos outros curtas, média, e, quem sabe um longa um dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário