quinta-feira, 26 de novembro de 2009

DEZEMBRO É MÊS DE CINEMA!!!

SEGUNDA-FEIRA É DIA DE CINEMA
PROGRAMAÇÃO DE DEZEMBRO

Dia 7


Insanidade 30 min. 2008. Guilherme Greca
O filme conta a história de Leonardo, jovem recém internado num hospital psiquiátrico. Sem saber o motivo que o levou para lá, Leonardo passa a acreditar que o responsável por sua internação é seu pai. Mas, no final, descobre a verdade por trás deste grande mistério.


Kruusmanta 17 min. 2006. Miguel Batista e Danubia Almeida
Após encontrar no lixo uma inscrição enigmática, um catador de lixo muda sua vida e a de outras pessoas.

Dia 14


Pelas Calçadas 5 min. 2008. Jéssica Cavalcante
O cotidiano e a voz de trabalhadores e artistas de rua da cidade de Mauá, do “Tio da Sanfona” à “Mulher do alho”, seus nomes e suas histórias.


Vida Maria 9 min. 2006. Márcio Ramos
Acompanhamos Maria durante o seu trabalho no sitio onde vive. A história passa rapidamente dos 5 aos 45 anos e mostra a perpetuação dos ciclos de miséria material e espiritual.


ZIP 6 min. 2005. Tábata Gerbasi
Zip deseja comprar um livro, sem dinheiro para tal, decide trabalhar. Porém, ele enfrenta inúmeros obstáculos em seu novo emprego. Com o passar dos dias, adapta-se às dificuldades, sem se dar conta das conseqüências que isso lhe traz.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO GRUPO DE TEATRO “OS EXCLUÍDOS” APRESENTANDO SKETCHES SOBRE O UNIVERSO DA OPRESSÃO E DA EXCLUSÃO

Dia 21


Fratricídio 9 min. 2006. Márcio Lemos
Uma grande amizade entre dois homens acaba em traição e assassinato. Curta-metragem baseado no conto de Kafka "Um Fratricídio”.


O Barril de Amontillado 7 min. 2008. Álvaro Marinho
Curta baseado em obra homônima de Edgar Allan Poe. Uma das mais terríveis histórias de vingança.


Sem Título 7 min. 2004, Caio Polesi
Inspirado no universo de Kafka, trata de um homem servido como exposição para ser observado, avaliado e questionado em seu valor artístico.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO

Para quem quer assitir filmes gratuitamente, e conhecer curtas que não tem espaço no mercado do cinema, o CC PILAR é o canal.
E, na cidade de Mauá, contamos também com o Cineclube Saci, masi um espaço de cinema alternativo pra nossa cultura na cidade. VEja abaixo a programação de novembro, que ocorre na biblioteca Central Cecília Meirelles.
E, aproveitando, estamos divulgando um evento muito bacana voltado para os quadrinhos.
Prestigie, e se divirta!

Espaço Multimídia

GLAUBER ROCHA

Rua Rio Branco, 85 – 1º Piso - Shopping “Gren Plaza” – Centro – Mauá/SP

Telefone: 4547-1483







SEGUNDA-FEIRA É DIA DE CINEMA

Apresentação gratuita de filmes nacionais e internacionais de qualidade, sempre acompanhados de debates com o público.



IDENTIDADE ÉTNICA, PRODUÇÃO SIMBÓLICA E AÇÃO POLÍTICA



SEGUNDA - 09/11

Horário: 19:00 as 21:00

SEGUNDA-FEIRA É DIA DE CINEMA



A Batalha do Vinil – Dir. Rafael Terpins Stop motion – 15 min – 2007 – São Paulo

A história é contada em uma festa na periferia de São Paulo. Como barracos no morro, pessoas se amontoam para dançar ao som do DJ Black Jahmanta (interpretado pelo DJ King). O rapper Thaíde conduz a festa, sem suspeitar que ela será palco de um ajuste de contas. Esta é a oportunidade que DJ Air (interpretado pelo DJ Cia) esperou durante toda sua vida. É o momento de mostrar à todos quem é o melhor DJ da região.

L.A.P.A. – 75 min. Cavi Borge e Emílio Domingos – 2008 – Brasil – RJ



L.A.P.A. nos mostra o lado crítico dos artistas urbanos inseridos no filme e suas dificuldades para manter viva sua arte. O cotidiano dos que buscam sobreviver através da música, seja nas batalhas de rap no bairro da Lapa, ou no dia-a-dia quando as luzes se apagam e o “palco” da vida real entra em cena. Com Marcelo D2, B-Negão, Black Alien, Marechal e outros.
Gratuíto





SEGUNDA - 23/11

Horário: 19:00 as 21:00

Maracatu, Maracatus - 14min. Marcelo Gomes – 1995 – Brasil-PE

As diferenças culturais entre as várias gerações de integrantes do maracatu rural, ritual afro-indígena que tem suas origens nos engenhos de açúcar de Pernambuco.



O Boi Falô – 17min.

Luiz Antonio Gallana e Lilia Gallana – 2005 – Brasil – SP

Documentário dramatizado que conta a história do Boi Falô a partir de sua festa anual na cidade de Campinas. O curta traça um paralelo entre a festa atual e a lenda, pincelando dados históricos que permeiam a única lenda do município de Campinas.



Imagens de uma Vida Simples – 38 minutos

Daniel Fagundes – 2007 – Brasil – SP

"Imagens de uma vida simples" é um registro da vida e obra de Solano Trindade (poeta negro, poeta do povo), através de relatos de seus amigos e parentes, de pano de fundo a cidade de Embú das artes, cenário de ebulições artísticas e movimentações culturais que mostram ainda hoje a marca de Solano Trindade



SEGUNDA - 30/11

Horário: 19:00 as 21:00

Cafundó – 102 min.- Paulo Betti e Clóvis Bueno – 2005 – Brasil



Cafundó é inspirado em um personagem real saído das senzalas do século XIX. Um tropeiro, ex-escravo, deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Este choque leva-o ao fundo do poço. Derrotado, ele se abandona nos braços da inspiração, alucina-se, ilumina-se, é capaz de ver Deus. Uma visão em que se misturam a magia de suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã. O triunfo da loucura da fé. Com Lázaro Ramos, Leona Cavalli, Francisco Cuoco e grande elenco.





CICLO CINEMA NEGRO





Cine clube SACI

QUARTA – 04/11

Horário: 18H

AMISTAD (Amistad, EUA, 1997) Direção: Steven Spilberg


Em 1839 dezenas de africanos a bordo do navio negreiro espanhol La Amistad matam a maior parte da tripulação e obrigam os sobreviventes a leva-los de volta à África. Enganados, desembarcam na costa leste dos Estados Unidos, onde, acusados de assassínios, são presos, iniciando um longo e polêmico processo, num período onde as divergências internas do país entre o norte abolicionista e o sul escravista, caracterizavam o prenúncio da Guerra de Secessão.





SEXTA – 20/11

Horário: 18H

PANTERAS NEGRA ( Panther. EUA - 123 min. 1995) Direção Mario Van Peebles



O filme "Panteras Negras: Tratamento de choque para a América Branca” é baseado no livro de Melvin Van Peebles e foi produzido pelo seu filho, Mario Van Peebles. Retrata a luta de jovens pretos nos Estados Unidos da América na década de 60.





SABADO – 21/11

Horário: 14H

QUILOMBO Quilombo. 119 min.Brasil: 1984) Direção: Cacá Diegues

Em torno de 1650, um grupo de escravos se rebela num engenho de Pernambuco e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde uma nação de ex-escravos fugidos resiste ao cerco colonial. Entre eles, está Ganga Zumba, príncipe africano e futuro líder de Palmares, durante muitos anos. Mais tarde, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contestará as idéias conciliatórias de Ganga Zumba, enfrentando o maior exército jamais visto na história colonial brasileira.

QUARTA – 2511

Horário: 18H

MALCON X ( Malcon X. 201 min EUA : 1992) Direção Spike Lee

Trajetória do líder negro norte-americano Malcolm X, que promoveu paixões e ódios na política mundial dos anos 50 e 60.







ENCONTROS





SÁBADO - 28/11

Horário: DAS 13:00 ÀS 17H

MANGÁ, COMICS E CIA.

1 º ENCONTRO DE DESENHISTAS DE MAUÁ E EXIBIÇÃO E ANIMES

HEROMIX Cine clube