quarta-feira, 12 de agosto de 2009

CINE MAIS CULTURA


O CINECLUBE PILAR realizaou mais uma conquista para a democratização e fomento da arte cinematogáfica em Mauá:
Fomos contemplados no edital CINEMAISCULTURA.
Em parceria com a ASSOCIAÇÃO AMIGOS DE BAIRRO DO JARDIM CANADÁ, fomos contemplados neste edital que tem cmo objetivo democratizar o acesso à cineclubes no Brasil.O edital teve mais de 600 inscritos em todo o país, e o CC PILAR foi avaliado para receber equipamentos de exibição com tecnologia digital, além de um amplo acervo da Programadora Brasil disponível para levar sempre o melhor do cinema nacional para a população carente de Mauá.
Aguarde para breve a realização de sessões, que ocorrerão na ASSOCIAÇÃO AMIGOS DE BAIRRO DO JARDIM CANADÁ.



Na semana entre os dias 10 e 15 de agosto, Lexy Soares e Jorge de Barros estão fazendo uma oficina de cineclubismo, parte do edital, para trazer para Mauá um aprimoramento de seu conteúdo cineclubista.

Alguém duvida que em breve o CC PILAR terá mais boas novas?

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

SAI EM DVD O PRIMEIRO LONGA METRAGEM COM MAUAENSE NA EQUIPE


Acaba de sair em dvd o filme CAMINHOS DO CINECLUBISMO, que é o primeiro filme em longa metragem finalizado a contar com cidadãos mauaenses na equipe de produção.
O longa, dirigido por Diomédio Piskator, é um documentário sobre o cineclubismo brasileiro, e tem em sua equipe de produção os mauaenses Lexy Soares, e Edson Barbosa, integrantes do Cineclube Pilar de Mauá, e que trabalharam respectivamente como captador de som direto e assistente de produção. Trata-se do primeiro filme em longa metragem a ter pessoas de nossa cidade fazendo parte da equipe. Tudo começou em 2006, quando o Cineclube Pilar de Mauá conheceu Diomédio Piskator, o diretor, que na época ministrava uma oficina de roteiro de cinema na cidade. Vendo o interesse de alguns alunos em entrar para o mundo da sétima arte, o diretor convidou os dois para fazer parte da equipe, o que já um hábito seu, estar sempre colocando jovens dispostos à aprender mais sobre cinema para aprender na prática. Assim, durante o ano de 2007, eles trabalharam na produção, que ficou pronto em 2008, em tempo de comemorar os 80 anos do movimento cineclubista no Brasil.
Depois de pronto, o longa foi lançado no Espaço Unibanco de cinema, em julho de 2008.E foi matéria em vários meios de comunicação especializados em cinema. Assim, esta é primeira produção em longa metragem de que Mauá pode se orgulhar de ter participado. E os dois integrantes da equipe já participam de outros projetos do diretor, como PAPO DE BOTECO, longa de ficção que está sendo rodado, e AS AVENTURAS ARISTÍDICAS DE UM CURIAPEBANO EM MAUÁ, um documentário sobre o escritor Aristides Theodoro, mais antigo escritor da cidade, em fase de edição.
Agora, CAMINHOS DO CINECLUBISMO acaba de ser lançado em dvd. Ele está sendo distribuído pela “Filmoteca Rudá de Andrade”, para exibições gratuitas em cineclubes e outras instituições voltadas à promoção do cinema nacional. Em Mauá, o filme pode ser adquirido através do Cineclube Pilar, que o tem em seu acervo para exibição em suas sessões. E os outros longas que os dois participam em breve também estarão sendo exibidos. É só aguardar pra ver.