quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

INICIANDO AS ATIVIDADES DE 2009

Começamos nossas atividades de 2009!

No dia 17 de março, iremos fazer a nossa primeira sessão do ano, no teatro Municipal de Mauá, onde iremos fazer uma sessão especial dos filmes prodiuzidos por nós em 2009, EPÍLOGO e INIMIGO.

E, para deixar a sessão maisn especial, teremos de abertura um curta feito por alunos da USP, Noturno, um curta feito como homenagem ao expressionismo alemão.

A sessão será às 20 horas, é gratuita, e haverá um bate papo com os realizadores dos filmes mauaenses.
Pra quem ama cinema, e quer conhecer nossas produções, é uma oportunidade e tanto.
convide seus amigos, e venha se divertir conosco!


NOSFERATU
Ficção, pb, 9'23
Dir:Rodolfo Carvalhes, Heloá Fernandes
Livre

Refilmagem do classico de F.W.Murnau, uma adpatação do romance Drácula, de Bram Stocker.Imobiliário vai até o castelo onde vive o Conde Orlock, sem saber que se trata de um vampiro.

NOTURNO
Ficção, pb, 6’12.
Dir: Daniel Salaroli
Com Eduardo Albergaria, Ravel Cabral Jorge, Eduardo Chagas.
Livre

Homenagem ao expressionismo alemão, o curta mostra as agruras de um jovem que tenta dormir, mas é assombrado durante a noite inteira por várias criaturas saídas da mitologia dos antigos filmes de terror, como vampiros, corvos, etc.

EPÍLOGO
Ficção, cor, 2008, 5’30.
Dir: Lexy Soares
Com Cecília Camargo, Victor Henrique, André Camargo.
Livre

Em um futuro distópico, senhora conta aos netos como era a vida quando a natureza ainda fazia parte da vida das pessoas.Mas sua história soa estranha para uma criança que cresceu num mundo sem árvores.

ATRAÇÃO PRINCIPAL:

INIMIGO
Ficção, cor, 2008, 29’00.
Dir: Alexandre Ribeiro e Lexy Soares
Com Ederson Rocha, Marcos T.R.Almeida, Cecília Camargo.
Recomendável para maiores de 14 anos (alusão ao uso de drogas)

Um jovem viciado em drogas passa a sofrer de alucinações com um ser que parece sair de seus sonhos, questionando-o para que ele procure saber quem é o seu pior inimigo.Depois de tentar de várias maneiras uma cura, da companhia dos amigos, até ajuda médica, ele tenta métodos anticonvencionais para acabar com as aparições desse ser.


CONVIDE SEUS AMIGOS,E VENHAM TODOS SE DIVERTIR!
NOS VEMOS LÁ!

FIM DE ANO 2008


Entre os dias 24 a 28 de novembro, tivemos uma reapresentação da MOSTRA AFRooLHAR.Devido às comemorações do mês da consciência negra, o CC PILAR decidiu reapresentar os filmes da Mostra do ano anterior, levando os filmes agora para a CAJU do ZAÍRA IV.O CC PILAR se comprometeu à fazer uma Mostra Afro todos os anos, pois é na importância de se debater os temas apresentados nos filmes que apresentamos ao público que reside nossa função social com o cinema.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em dezembro, na última sessão do ano, o CC PILAR realizou mais uma prova de como o cinema pode ser usado em pro de um trabalho social.
Em parceria com a Associação Estrela Azul, uma ong que dá apoio Às crianças carentes do Bairro Jd Zaíra, no dia 5 de dezembro foi feita uma sessão especial com a reapresentação dos filmes da Mostra Infantil do DIA para as crianças.Foram duas sessões, uma na parte da manhã, e outra à tarde, para os dois períodos das crianças atendidas pela entidade.As crianças, e até alguns dos funcionários puderam ver os filmes, e ficaram maravilhados.Foi muito gratificante ver as crianças rindo junto dos filmes.
Com certeza, essa não será a última vez que o CC PILAR realizará sessões especiais em instituições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Assim, foi mais um ano de luta para levar o cinema nacional independente para a população.Essa é a proposta do CC PILAR DE MAUÁ em prol da difusão do audiovisual na cidade.
E, para 2009, o trabalho continua.Nossos planos são grandes.Iremos continuar com nossas sessões, sempre apresentando filmes que o publico não teria acesso fácil, e debatendo os aspectos da produção, trocando sensações ao ver o filme, repassando nosso conhecimento cinematográfico com o público presente.

Logo do Pilar.
23 de fevereiro
CAJU ZAIRA IV
O ESTRANHO MUNDO DO ZÉ DO CAIXÃO, de José Mojica Marins.

15 de março.
CINEMA NA GARAGEM –CHURRASCO CINECLUBE
Rua Paschoalino João Vó, 276 – Jd. Itapark.
DECLARAÇÃO, CÊ VAI MORRÊ, ENCONTRO COM O BOM VELHINHO, de Lexy Soares.

29 de março.
CINEMA NA GARAGEM
Rua Paschoalino João Vó, 276 – Jd. Itapark.
À MEIA NOITE LEVAREI SUA ALMA, de José Mojica Marins.

12 de abril.
CINEMA NA GARAGEM
Rua Paschoalino João Vó, 276 – Jd. Itapark.
ESTA NOITE ENCARNAREI NO SEU CADÁVER, de José Mojica Marins.

26 de abril.
CINEMA NA GARAGEM.
R. Antonio do Carmo, 49 A.
CURTAS UFSCar.

10 de maio.
CINEMA NA GARAGEM.
Rua Altivo Ovando, 154 – Jd Canadá.
CAFUNDÓ, de Paulo Betti.

24 de maio.
CINEMA NA GARAGEM
Rua Francisco vó, 101 – Jd Itapark.
CURTAS DOS 40 ANOS DO FESTIVAL DE BRASÍLIA.


14 de junho.
CINEMA NA GARAGEM
Av. Adelino de Miranda Daviz, 377 b – Jd.Miranda.
CURTAS CAVÍDEO, de Caví Borges.

28 de junho.
CINEMA NA GARAGEM.
R. Antonio do Carmo, 49 A.
CURTAS DO PRÊMIO QUIXOTE DO CNC.

12 de julho.
CINEMA NA GARAGEM.
Rua Altivo Ovando, 154 – Jd Canadá.
ARUANDA, de Lindoarte Noronha.

26 de julho.
CINEMA NA GARAGEM.
Av. Adelino de Miranda Daviz, 377 b – Jd.Miranda.
CURTAS CAVÍDEO, de Caví Borges.

09 de agosto.
CINEMA NA GARAGEM.
R. Antonio do Carmo, 49 A.
PRETO NO BRANCO-NEGROS EM CURITIBA, de Vários.

23 de agosto.
CINEMA NA GARAGEM.
R.Paschoalino João Vó, 476 – Jd. Itapark.
ANJO PRETO, de Gui Castor.

28 de setembro.
ABC COMICS.
*Mostra de animações internacionais.
*Mostra de animações nacionais.
*THE MINDSCAPE OF ALAN MOORE.
*Curtas Pilar 2008: EPÍLOGO, PRA ONDE VAI O RIO, VITÓRIA.
*INIMIGO

27 e 28 de outubro.
Espaço Andanças Pelo Zaíra
DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO.

*27 de outubro
PICONZÉ, de Yppe Nakashima.
Mostra de Animações Paulistas.
Mostra de Animações Infantis.
*28 de outubro.
Mostra Oficial do DIA.

24 a 28 de novembro.
CAJU - Zaíra IV.
2ª MOSTRA AFROOLHAR.
Filmes variados de temática afro-descendente.

05 de dezembro.
Associação Estrela Azul
Mostra Infantil de Animação do DIA.




E NOS VEMOS NA PRÓXIMA SESSÃO!!!!

JORNADA NACIONAL DE CINECLUBES, BH, novembro 2008



O mês de novembro foi um mês bem corrido para o CC PILAR.Tivemos um grande evento em Belo Horizonte, a Jornada Nacional de Cineclubes.O CC PILAR fez parte, representando o filme “Caminhos do Cineclubismo”, que teve seu lançamento nacional oficial no evento, onde Claudino de Jesus, presidente do CNC declarou que o filme será distribuído para todos os cineclubes afiliados.


Também participamos das discussões sobre as melhores formas de lutar pela difusão audiovisual e fomento ao cineclubismo.O PILAR fez parte, oficialmente, das mesas de difusão e acervo de filmes, e cineclubismo e educação (esta gerando discussões acaloradas devido à posição do CC Pilar no assunto).


Foram 5 dias de evento, onde confraternizamos com vários cineclubes do país inteiro, fizemos amizades, trocamos experiências, adquirimos mais filmes para o nosso acervo, e saímos de lá com a certeza de que nosso trabalho é importante, e que trouxemos para a cidade de Mauá uma forte causa artística pela qual lutar, pois o beneficiado é sempre o público.

A Jornada Nacional de Cineclubes foi um evento de confraternização entre os cineclubes, onde os valores pela luta dos direitos do público foram reafirmadas.Foi um evento que ficará guardado no coração de todos que compareceram, pois foram muitas amizades feitas, experiências trocadas, e conhecimentos adquiridos.Com certeza, nas próximas Jornadas e pré-jornadas, muitos amigos se reencontrarão, para mais deliberações cineclubistas.
E, é claro, as caricaturas dos presentes, que não com certeza se tornarão marca registrada das próximas Jornadas.

DIA 2008



Seguindo com uma das mais importantes realizações do PILAR pela democratização do audiovisual, realizamos em outubro a segunda edição do DIA em Mauá.

Para 2008, a organização do DIA trouxe mais mostras especiais, além das mostras oficiais.E, para uma melhor apreciação do público da cidade, realizamos a sessão no Espaço Andanças Pelo Zaíra, do Grupo Apolo de Teatro.
Conhecido em toda a cidade por sua história em prol do teatro, e seus trabalhos artísticos no bairro do Zaíra, o grupo nos emprestou o espaço, onde, durante dois dias seguidos, exibimos os mais variados curtas de animação.Na segunda, dia 27, tivemos a Mostra Infantil, a Mostra Paulista, com vários curtas , além da exclusiva exibição do longa Piconzé.

Segundo longa feito em animação na história do país, o filme estava meio esquecido, quando Itsuo Nakashima, filho do diretor Yppe Nakashima, o trouxe de volta, realizando exibições esporádica.E o CC PILAR, tendo contatado Itsuo, conseguiu exibir o filme para um público que ficou maravilhado com o filme, seja por sua estética, como por sua história envolvente.No dia 28, tivemos a mostra oficial, onde foram exibidas as duas horas de curtas nacionais e internacionais.
Desta vez, tivemos uma maior repercussão na mídia, devido ao trabalho de divulgação dos organizadores da mostra no estado.E o público presente manifestou sua admiração aos filmes exibidos, e seu carinho pelo cinema de animação.Muitos se mostraram interessados em aprender animação, coisa que nuca fizeram por não haver escolas de animação na região.Alguns até perguntaram se o CC Pilar não poderia suprir essa necessidade.No momento, não, mas quem sabe um dia...
http://mauanews.wordpress.com/2008/10/29/leonel-pe-de-vento-foi-um-dos-destaques-do-dia-da-animacao-em-maua/
O CC PILAR, como representante oficial do DIA em Mauá, tem o orgulho de trazer essa importante realização à nossa cidade, e com certeza, estaremos batalhando para fazer do evento, em todos os anos, maior que os dos anos anteriores.



http://www.abca.org.br/dia/2008/cidades/maua.html

ABC COMICS 2008



Em setembro, a sessão do CC PILAR foi especial.Participamos do ABC Comics, onde, por se tratar de um evento ligado às histórias em quadrinhos, exibimos filmes especiais, como “The Mindscape of Alan Moore”, um documentário sobre o célebre escritor de hq’s; “Insanidade”, média que adapta a hq de mesmo nome, publicada na revista Quadrinhópole; E também os lançamentos oficiais dos filmes feitos pelo PILAR em 2008


Aliás, INIMIGO se mostrou um sucesso entre o público.Anunciado na rádio da Escola onde se deu o evento, o file atraiu tanto a atenção do público que tivemos que realizar duas sessões seguidas.
Mais uma prova da receptividade do CC PILAR pelo público, e por nossas produções.

http://mauanews.wordpress.com/2008/09/26/abc-comics-invade-colegio-barao-de-maua/

ENCONTRO DE CINECLUBES EM BAURU,agosto





Em agosto, o CC Pilar participou do encontro paulista de cineclubes, realizado na cidade de Bauru, onde foram discutidas propostas para a melhor democratização do audiovisual.
O CC PILAR marcou presença debatendo com os cineclubes presentes as melhores formas de troca de acervos, divulgação e distribuição de filmes entre cineclubes, etc.
Também foi uma reunião importante por eleger a nova diretoria da Federação.


Acima, a nova diretoria da Federação, eleita no encontro

CAMINHOS DO CINECLUBISMO


2008 também marcou o lançamento do longa “Caminhos do Cineclubismo”.Primeiro documentário sobre o movimento cineclubista feito no mundo, o filme contou com membros do CC PILAR na equipe de produção.Trata-se de uma parceria entre o Pilar e a produtora Cinemadumeio, do diretor Diomédio Piskator, levando os jovens integrantes do CC PILAR que tem interesse em seguir carreira profissional no cinema à estagiar na produção de longas.Mais uma realização importante que só o CC PILAR pode fazer.
http://lexycineasta.blogspot.com/2008/10/o-filme-caminhos-do-cineclubismo-um.html

ATIVIDADES DE 2008



2008.Novo ano, e nova proposta do CC PILAR.
Voltamos às nossas atividades em fevereiro, com a exibição do filme “O Estranho Mundo do Zé do Caixão”, novamente na Casa da juventude.Foi uma sessão que agradou ao público presente, e de onde se iniciaram as discussões sobre a produção do filme INIMIGO.O que, por si, já a torna uma sessão especial pra nós.
Depois disso, tivemos o projeto “Cinema na garagem”, onde os filmes foram exibidos nas garagens dos próprios membros do PILAR.A proposta era dar ao Cineclube um caráter mais informal.O resultado agradou o público, que apreciou o clima descontraído e quase familiar das sessões.
Além disso, foram exibidos filmes que haviam sido adquiridos pelo Pilar depois de suas participações em vários encontros cineclubistas, como a pré-Jornada de Cineclubes, em outubro/2007, Vitória/ES; o Festival de Atibaia, em Janeiro/2008, entre outros.
Ao adquirir esses filmes, o CC PILAR segue firme na divulgação de trabalhos variados de curtas de diversas partes do país, levando para a população filmes que, por não chegarem aos meios tradicionais de exibição, nunca chegariam ao público se não fossem exibidos de outra forma que não o cineclubismo.





O CC Pilar passou o ano de 2008 muito atarefado.Sejam com as sessões, sejam com as produções.Para compensar o ano de 2007, em que as tarefas cineclubistas nos impediram de produzir, o ano de 2008 contou com uma farta realização de filmes como
nunca foi feito antes na história de Mauá.
Somente durante os meses de abril e maio, foram captadas imagens para 3 curtas:
“Vitória”, um documentário sobre as esperanças dos integrantes do MTST, que havia acampado em um terreno desocupado da cidade.Nós fomos lá, e registramos os fatos do local, conversamos com muitas das pessoas ali, e pudemos conferir em primeira mão uma visão desmistificada da impressão que a mídia nos impõe sobre o movimento.Embora o nosso documentário não tenha o foco niilista que se pressupões, foi uma experiência enriquecedora para nós, tanto como realizadores quanto como pessoas.Este filme poderá ser conferido em uma de nossas sessões.Direção de Chris Clown.
“Pra Onde Vai Esse Rio”, interessante documentário com uma linguagem diferente, que mostra a vida ao redor do Rio Tamanduateí, que corta toda a cidade.Direção de Jorge de Barros.
“Epílogo”, o primeiro filme de ficção científica de Mauá.O filme é uma distopia sobre um futuro onde as pessoas vivem com a natureza escassa.Uma senhora conta aos seus netos sobre como era a vida antigamente.O curta contou com Cecília Camargo, poetisa da cidade, como protagonista.

http://lexycineasta.blogspot.com/2008/09/sobre-o-curta-eplogo.html
“Inimigo”.O primeiro média metragem feito pelo grupo, foi uma iniciativa do co-diretor Alexandre Ribeiro, que procurou o CC PILAR para aprender mais sobre cinema.Ao contatar Lexy Soares, ele não apenas aprendeu mais sobre a produção, como teve seu primeiro filme rodado, dirigido em parceria entre os dois.

Esses filmes podem ser conferidos no youtube, nas sessões do CC PILAR, além de estarem disponíveis em dvd para quem quiser compra-los e ter em casa.Entre em contato para saber como adquirir.
E, como não podia deixar de ser, para os anos seguintes já estão em pauta no grupo a realização de muitos outros curtas, média, e, quem sabe um longa um dia...

sábado, 7 de fevereiro de 2009

BALANÇO 2007



Assim, fechamos o ano com a sensação de dever cumprido, tendo feito várias sessões, levando as discussões cinematográficas para a população, e fazendo da cultura artística audiovisual um patrimônio público!

06 de abril
Biblioteca Cecília Meireles
CORDÃO UMBILICAL,
SANTA LUZIA,
SEM FÔLEGO,
O PRÍNCIPE,
O DIA QUE NÃO TERMINOU,
INTIMIDADE PARTICULAR

13 de abril
Biblioteca Cecília Meireles
DO PÓ AO HOMEM,
LABIRINTO,
INSULTO,
DECLARAÇÃO,
INTERTENSÕES

20 de abril
Biblioteca Cecília Meireles
FOUR-E,
ZÉ,
ARTEMANHA,
OS ANJOS,
V.D.S.A.
FONTE DOS DESEJOS,
ENCONTRO COM O BOM VELHINHO

27 de abril
Biblioteca Cecília Meireles
KRUUSMANTA,
REBUS FILME 2,
O HOMEM QUE CHAMAVA TEREZA,
POR UM COPO DE LEITE.

04 de maio
Biblioteca Cecília Meireles
AVISO PRÉVIO,
FOME,
GATO PARDO.

11 de maio
Biblioteca Cecília Meireles
PRÁ NÃO DIZER,
PÉ NO MUNDO,
ACASO,
UM Q DE DOÇURA.

18 de maio
Biblioteca Cecília Meireles
NOTURNO,
VIDEO GUERRILHA,
SEMÁFORO,
ÉBRIO VAGALUME.

25 de maio
Biblioteca Cecília Meireles
CURTAS DOS ALUNOS DA USP,
NANOILUSÃO.

01 de junho
Biblioteca Cecília Meireles
FOUR-E,
DO PÓ AO HOMEM,
V.D.S.A.

15 de junho
Biblioteca Cecília Meireles
NOTURNO,
VIDEO GUERRILHA,
SEMÁFORO,
ÉBRIO VAGALUME.

22 de junho
Biblioteca Cecília Meireles
CURTAS DA USP,
INTERTENSÕES,
O DIQ QUE NÃO TERMINOU.

29 de junho
Biblioteca Cecília Meireles
POR UM COPO DE LEITE,
O HOMEM QUE CHAMAVA TREREZA.

03 de julho
Biblioteca Cecília Meireles
CORDÃO UMBILICAL,
SANTA LUZIA,
SEM FÕLEGO,
O PRÍCIPE,
O DIA QUE NÃO TERMINOU,
INTIMIDADE PARTICULAR.

10 de julho
Biblioteca Cecília Meireles
DO PÓ AO HOMEM,
LABIRINTO,
INSULTO,
DECLARAÇÃO,
INTERTENSÕES

17 de julho
Biblioteca Cecília Meireles
FOUR-E,
ZÉ,
ARTEMANHA,
OS ANJOS,
V.D.S.A,
FONTE DOS DESEJOS,
ENCONTRO COM O BOM VELHINHO.


24 de julho
Biblioteca Cecília Meireles
KRUUSMANTA,
REBUS FILME 2,
ACASO,
O HOMEM QUE CHAMAVA TEREZA,
POR UM COPO DE LEITE.

11 de agosto
Instituto Henfil.
VEIAS E VINHOS, de João Batista de Andrade.
(Abertura com show da banda Pierrot)

08 de setembro
Instituto Henfil.
SETE DIAS DE AGONIA(O ENCALHE), de Denoy de Oliveira.

29 de setembro.
Instituto Henfil.
ZOMBIO, de Petter Baierstorf.

28 de outubro
CAJU IV - Casa da Juventude - Zaíra 4.
DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO.
2 horas de curtas em animação do mundo todo.

16 a 20 de novembro
Espaço das Artes Quartum Crecenti.
1ª MOSTRA AFROOLHAR.
Cinco dias de exibições de filmes diversos, entre curtas, médias e longas.

MOSTRA AFRooLHAR



Em novembro, de 2007, o CC Pilar mostrou mais um exemplo de como seu trabalho pode ser considerado como “Sócio-audiovisual”: realizamos a primeira MOSTRA AFRooLHAR.
Organizado pela Federação Paulista de Cineclubes, O Conselho Nacional de Cineclubes, e o Instituto Palmares, o evento aconteceu em cineclubes de todo o país, e o CC Pilar o trouxe para Mauá.
Realizada em comemoração ao mês da consciência negra, foram 5 dias de exibição de filmes de temática afro-brasileira, entre documentários, ficções, etc.E, para a melhor difusão do cinema na cidade, o local escolhido desta vez foi o Espaço das Artes Quartum Crescenti, espaço cultural do grupo de teatro Quartum Crescenti, que realiza trabalhos sociais de difusão artística no bairro do JD Ypê, periferia da cidade.Essa parceria levou o cinema aos moradores do local, que pôde conferir, entre outros, um documentário sobre o poeta Solano Trindade, o clássico filme “Aruanda”, de Lindoarte Noronha (que havia sido proibido pela ditadura militar, somente agora sendo exibido ao público), e o longa “Cafundó”, de Paulo Betti, Com Lázaro Ramos e Leona Cavalli.
Essa foi apenas uma das funções sociais do cineclubismo.Além da difusão do cinema, apresentamos filmes ligados à um tema social que gera uma importante discussão.

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO



Em 28 de outubro, comemora-se o Dia Internacional da Animação, e o CC Pilar mostrou mais uma vez sua seriedade em colocar Mauá no mapa do circuito audiovisual nacional.
Naquele ano, nós nos filiamos aos organizadores do DIA, um evento realizado em âmbito mundial, onde, todos os anos, em 28 de outubro, várias instituições do mundo todo realizam a exibição simultânea de curtas em animação do mudo todo.
Realizamos a sessão na Casa da Juventude do Jd Zaíra IV, onde o público presente pôde apreciar várias produções de vários países, e estilos diferentes.Após a exibição, os presentes disseram ter se surpreendido com os filmes, visto que nunca tinham visto curtas na vida.Todos se sentiram muito animados com a sessão.


Copie e cole o endereço abaixo no seu navegador, para ler mais a respeito do DIA mauá 2007.
http://www.abca.org.br/dia/2007/cidades/maua.html

2007 - NOVA PROPOSTA



E, para a nossa cidade, o ano se iniciou com uma nova proposta do CC PILAR:
Passamos a ter nossas sessões de forma itinerante, levando os filmes para espaços que se dispunham à realização de pequenos eventos culturais.O primeiro local escolhido foi a biblioteca municipal Cecília Meirelles, no centro.Realizamos as sessões do primeiro semestre lá.



Mas para o segundo semestre, decidimos levar as nossas sessões para outros espaços.O Instituto Henfil foi o primeiro local escolhido, onde realizamos três sessões, quinzenalmente.


11 de agosto, na estréia, tivemos "Veias e Vinhos”, de João Batista de Andrade.Contamos também com um pocket-show da banda Pierrot, e exposição de desenhos do artista Adriano Vilela. Foi um sucesso! E com a presença do programa “Curta” da TV Vivax cobrindo essa atividade.

TODAS AS NOSSAS SESSÕES DE 2006



13 de maio de 2006.
Teatro Municipal.
VIDA DE ARTISTA, de João Batista de Andrade.

20 de maio de 2006.
Teatro Municipal.
VLADO-30 ANOS DEPOIS, de João Batista de Andrade.

21 de maio.
E.E.PROF. Ariovaldo Pupo Amorim.
Participação no DIÁRIO DO GRANDE ABC NOS BAIRROS.
VIDA DE ARTISTA.
RUA SEIS, SEM Nº, de João Batista de Andrade.

27 de maio.
Teatro Municipal.
RUA SEIS, SEM Nº, de João Batista de Andrade.

03 de junho.
Teatro Municipal.
BACURI, GUARAPIRANGA, O TEMPO NÂO PÁRA (video clipe), de Tony D’Ciambra.

08 de julho.
Teatro Municipal.
BACURI, de Tony D’Ciambra.
KRUUSMANTA, alunos de cinema de Diadema.
PRISÃO DE ALMA, Marisa e Bambu.

15 de julho.
Anfiteatro Vicente de Carvalho Bruno.
Subsolo da Prefeitura
PARALELEPÍPEDO, de Diomédio Piskator.

22 de julho.
Anfiteatro Vicente de Carvalho Bruno.
MENSAGEIROS, de Luis Pinheiro.

29 de julho.
Anfiteatro Vicente de Carvalho Bruno.
DESAPARECIDOS, de Jarbas Capusso.

05 de agosto.
Anfiteatro Vicente de Carvalho Bruno,
Subsolo da Prefeitura.
DO PÓ AO HOMEM,
LABIRINTO,
OS ANJOS,
CORDÃO UMBILICAL,
SEM FÔLEGO.

12 de agosto
Anfiteatro Vicente de Carvalho Bruno,
Subsolo da Prefeitura.
SANTA LUZIA,
INTIMIDADE PARTICULAR,
DECLARAÇÃO,
INSULTO,
PRISÃO DE ALMA,


19 de agosto.
Anfiteatro Vicente de Carvalho Bruno,
Subsolo da Prefeitura.
O PRÍNCIPE,
O DIA QUE NÃO TERMINOU,
INTERTENSÕES,
TREM DA VIDA,
MARTEMANHA.

25 a 27 de agosto.
Teatro Municipal.
1ª MOSTRA DE VÍDEO POPULAR DE MAUÁ
25 de agosto.
RESTOS, de João Batista de Andrade.
POR UM COPO DE LEITE, de Diomédio Piskator.
26 de agosto.
Exibição dos filmes da Mostra Competitiva.
27 de agosto.
Exibição dos filmes vencedores

02 de setembro.
Centro Cultural Diadema
Participação na 1ª MOSTRA DE VÍDEO ABCD
V.D.S.A, de Diego 46.

09 de setembro
Anfiteatro Vicente de Carvalho Bruno,
Subsolo da Prefeitura
CÃO DE FOGO,
SALVE,
ANTENOR

16 de setembro
Anfiteatro Vicente de Carvalho Bruno,
Subsolo da Prefeitura
Reexibição dos premiados na 1ª MOSTRA DE VÍDEO POPULAR DE MAUÁ, e entrega dos troféus.
Melhor roteiro: ACASO - melhor direção: FRATRICÍDIO – melhores documentários: INTERTENSÕES e V.D.S.A. – melhor video do ABC: KRUUSMANTA.

23 de setembro
Anfiteatro Vicente de Carvalho Bruno,
Subsolo da Prefeitura
VIDEO GUERRILHA,
NOTURNO,
SEMÁFORO

30 de setembro
Teatro Municipal
Entrega dos certificados aos alunos do curso ROTEIRO DE CIEMA SEM MISTÉRIOS, seguido de exibição de filmes.
POR UM COPO DE LEITE, de Diomédio Piskator.
AVISO PRÉVIO, de Sérgio Pires.
O HOMEM QUE CHAMAVA TEREZA, de alunos da USP.

07 de outubro.
Anfiteatro Vicente de Carvalho Bruno,
Subsolo da Prefeitura
NANOILUSÃO,
DESEQUILÍBRIO

21de outubro
Praça 22 de Novembro
Durante o dia, Foram exibidos files diversos na:
1º JORNADA LITERÁRIA DE MAUÁ

*Anfiteatro Vicente de Carvalho Bruno,
Subsolo da Prefeitura
À noite, fizemos a 1ª SESSÃO ESPECIAL DE TERROR.
SOZINHO,
COLEÇÃO DE HUMANOS MORTOS,
6 TIROS/ 60 ML.

22 de outubro
Praça 22 de Novembro
Dia de exibição de filmes durante a
1º JORNADA LITERÁRIA DE MAUÁ

11 de novembro
Anfiteatro Vicente de Carvalho Bruno,
Subsolo da Prefeitura
NOTURNO,
ANTENOR,
TRANSBORDANDO

18 de novembro
Anfiteatro Vicente de Carvalho Bruno,
Subsolo da Prefeitura
VIDEO GUERRILHA,
CINEMORFOSE FILMES

OUTRAS ATIVIDADES DE 2006



O CC PILAR também marca presença em outros eventos, como 1ª Mostra de vídeo ABCD, realizada em Diadema, em setembro de 2006.Este evento tinha como finalidade mostrar a cultura cinematográfica da região, dedicando um dia à cada duas cidades, com a exibição de um filme, e confraternização com os realizadores.
O CC Pilar participou com o filme V.D.S.A., documentário sobre pessoas marginalizadas pela sociedade.Após a exibição, uma representante do diretor do filme palestrou sobre o filme, e a produção de cinema em Mauá.



A sessão com o maior público de 2006 foi um especial de Heloween.
No dia 21 de outubro, o último sábado daquele mês, realizamos a mostra especial, que contou com a exibição dos curtas contidos no dvd 3 Cortes.
Trata-se de filmes do gênero “Splatter”, onde a produção se esmera em fazer filmes sanguinolentos ao extremo.Os filmes foram feitos pro produtoras independentes, como Black Vomit e Cinema de Trincheira, que permitira a exibição dos filmes para a sessão gratuita.
Os filmes caíram no gosto do público, que lotou a sessão, e comentou os filmes após as exibições.Alguns dos presentes passaram à se dedicar ao cinema, e procuraram uma forma de se estreitar com o CC Pilar, para aprender mais sobre a produção de curtas.Um dos presentes, Alexandre Ribeiro, mais tarde realizaria o média INIMIGO, com o CC Pilar
O CC Pilar também marcou presença, nos dias 21 e 22 de outubro na 1ª JORNADA LITERÁRIA DE MAUÁ, onde montamos um estande e exibimos vários filmes, entre curtas e longas para a população que comparecia ao local.
Em outubro, também iniciamos a diferenciação das atividades do CC PIALR, e nos tornamos um cineclube não apenas exibidor, mas também produtor.Realizamos a produção do curta “Encontro Com o Bom Velhinho”.Escrito e dirigido por Lexy Soares, o filme é uma comédia de humor negro, que, apesar de curtíssimo (apenas 3 minutos), mostra a vontade dos integrantes do CC Pilar em realizar seus filmes.
Atualmente vários cineclubes estão se revelando produtores; Embora a iniciativa de todos esses cineclubes tenha sido sem ligação inicial com o CC Pilar, somos pioneiros na diversificação de exibidor pra produtor, o que nos dá muito orgulho.

http://br.youtube.com/watch?v=Bc_w7WMEyF k

1ª MOSTRA DE VIDEO DE MAUÁ



Em 2006, o CINECLUBE PILAR deu em exemplo do que a dedicação ao cinema pode fazer.Foi a 1ª MOSTRA DE VÍDEO POPULAR DE MAUÁ, realizada entre os dias 25, 26 e 27 de agosto de 2006, no Teatro Municipal de Mauá.



Com apoio da Secretaria de Educação e Cultura, os integrantes do CC PILAR trouxeram para a população de Mauá vários programas de curtas-metragens de todo o país.Foram mais de 60 filmes recebidos, dos quais os selecionados foram exibidos e votados pelo público presente.E, para os vencedores foram entregues o Troféu Pilar de Mauá.



No dia 25, no coquetel de abertura, que contou com pessoas importantes do meio cinematográfico e cineclubista, e da administração de Mauá na época, como a então secretária de Cultura, que elogiou as atividades do CC Pilar.Neste dia, foram exibidos os curtas RESTOS, de João Batista de Andrade (na época secretário de cultura do estado), e POR UM COPO DE LEITE, de Diomédio Piskator.


No dia 26, tivemos as programações dos curtas.Todos os filmes exibidos fizeram parte de uma mostra competitiva.E o púbico votou, escolhendo os melhores.

No dia 27 foram exibidos os filmes vencedores.São eles:
Melhor roteiro: ACASO
Melhor direção: FRATRICÍDIO
Melhores documentários: INTERTENSÕES e V.D.S.A.
Melhor video do ABC: KRUUSMANTA.

Os filmes premiados tiveram uma sessão especial em setembro, onde os troféus foram entregues aos realizadores.Vale lembrar que todos os filmes recebidos passaram a fazer parte do acervo do CC PILAR DE MAUÁ, que reexibiu alguns deles durante suas sessões habituais.

O SEGUNDO CINECLUBE DA CIDADE

Nos anos 80, existiu um pequeno cineclube na cidade, o CINECLUBE MAUÁ.Sabe-se que ele existiu, mas não há muitas informações disponíveis sobre suas atividades.
O CC PILAR, então, é o segundo Cineclube a atuar na cidade.


acima, nosso antigo logo.Feio, não?

Durante o ano de 2006, foram exibidas diversas produções, entre curtas e longas.Aliás, o principal foco do CC Pilar foi o de difundir a cultura do curta-metragem como meio cinematográfico.Por estar mais próximo da realidade das produções que os membros, como ex-alunos, aprenderam a produzir, e também por ser um meio de aprendizagem sobre cinema.Ao difundir os curtas, os membros acreditam estar demonstrando à população a facilidade de se ingressar no meio audiovisual.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

NOSSO COMEÇO



O Cineclube Pilar de Mauá foi fundado por ex-alunos das oficinas de cinema que ocorreram na cidade, que sentiram a necessidade de se reunir para realizar atividades de fomento e democratização do cinema.Seja ao ver filmes, e discutir tópicos relacionados com o cinema, além de colocar em prática seus conhecimentos de filmagens, e divulgar os trabalhos realizados pelo grupo.
Tudo começou em 2006, com os alunos da Oficina de Roteiro Cinematográfico-Roteiro sem Mistérios, em uma sugestão do professor, o cineasta e cineclubista Diomédio Piskator. Assim, prevendo que seria benéfico tanto para eles próprios como para a população, em 13 de maio de 2006 fundaram o Cineclube Pilar de Mauá.


A primeira sessão foi realizada na sala 1 do Teatro Municipal, onde exibimos o filme VIDA DE ARTISTA, de João Batista de Andrade.


Inicialmente, realizando sessões no anfiteatro do subsolo da prefeitura, com equipamento de projeção emprestado, eles começaram exibindo uma pequena mostra com filmes de João Batista de Andrade, no primeiro mês.As sessões foram levadas até mesmo ao Diário do Grande ABC nos Bairros, na escola E.E.PROF. Ariovaldo Pupo Amorim.